terça-feira, 17 de novembro de 2009

Curiosidades

  • O intestino humano é o habitat de muitas bactérias que vivem simbolicamente com o nosso organismo. Muitas delas sobrevivem de restos não aproveitados dos alimentos que ingerimos. Em troca, produzem substâncias úteis ao nosso organismo, como as vitaminas A e B12.

  • O homem tem 5,4 milhões de globulos vermelhos.
  • A mulher tem 4,8 milhões de globulos vermelhos.

  • 4.000 à 11.000 globulos brancos tem o ser humano.
  • 250.00 á 400.000 Plaquetas tem o ser humano.

  • Existe aproximadamente 5,6 litros de sangue no corpo de um homem de 70kg, o que corresponde a cerca de 8% do peso corporal.
  • Uma causa provável das tonturas e de dores de cabeça que as pessoas sentem nas grandes cidades é o elevado teor de CO existente no ar que eles respiram.
  • Os excretos produzidos em nosso metabolismo são eliminados por diversos orgãos, entre eles a pele, os pulmões e principalmente os rins pigmentos bilares, produzidos no fígado, são elimanados juntamente com as fezes, dando a ele coração marrom característica.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Teatro de Fantoche - Organismo Humano e Suas Funções

Peça de teatro

Olá pessoal, eu sou a Mariana e estou aqui para conversar com vocês sobre o organismo e suas funções. Vocês sabem alguma coisa?(pergunta para turma + pausa). Então vamos chamar a galerinha pra agente conversar?
Visconde, Dona Benta, Tia Anastácia, Emília vem cá... Nossa acho que está faltando alguém. Cadê o Saci?(...) Oi que demora! Pensei que você não viria hoje.
SACI/Juliana: Tia Anastácia me falou que hoje iríamos aprender muita coisa, principalmente sobre nutrição, respiração, circulação e excreção.
MARIANA/ Dany: Isso mesmo! Alguém sabe ai o significa o termo nutrição?
VISCONDE/ Priscila: Eu sei! Eu sei! Ela exercida pelo aparelho digestivo e por meio desse aparelho o organismo obtém matéria – prima e energia.
EMÍLIA/ LUDIMILA: Nossa que interessante! Minha mãe disse que também tem inúmeras doenças que afetam esse aparelho e que 03 delas são as mais conhecidas como a úlcera gástrica, cirrose hepática e diabetes.
TIA ANASTÁCIA/ Fernanda: O processo da digestão é tão importante para os seres vivos, pois é através dela que conseguimos os nutrientes dos quais necessitamos para uma vida saudável.
DONA BENTA/ Cristiane: Gente eu sei sobre a respiração! Alguém ai sabe?
SACI Juliana: Lógico que eu sei. Respiração é o processo que consiste na absorção de oxigênio pelo organismo e na liberação de gás carbônico.
VISCONDE/ Priscila: Pois é, trata - se de uma simples troca gasosa entre o organismo e o meio ambiente.
Emília / Ludimila: Ai gente eu sei também; O aparelho respiratório abrange várias partes como: cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
TIA ANASTÁCIA/Fernanda: Esse aparelho é muito complexo, abrange muitos órgãos.
Dona Benta/ Cristiane: As doenças mais conhecidas que envolvem o aparelho respiratório são: asma, bronquite, tuberculose, pneumonia.
MARIANA/ Dany: E agora pessoais vocês sabem alguma coisa sobre circulação? Vamos gente inteligente.
Emília/ Ludimila: Essa é fácil. Através da circulação sanguínea, o sangue leva oxigênio e substâncias nutritivas a todas as células e tecidos do corpo, recolhendo o gás carbônico que é expelido na respiração, e os resíduos da digestão celular, eliminados pelas vias urinárias.
Tia Anástacia/ Fernanda: Vocês sabiam que o sangue é um tecido? Cuja sustância intercelular é líquida. Formando principalmente por proteínas e água, serve para transportar oxigênio, alimento e hormônio ao sangue.
Emília/ Ludimila: Já estudamos que, ao passar pelas células, o sangue deixa o oxigênio e alimento e recolhe produtos da excreção celular, que devem ser eliminados. Sabemos que o gás carbônico é eliminado através da respiração. Outros resíduos, como uréia, são expelidos através do aparelho urinário, constituindo a urina.
Dona Benta/ Cristiane: O principal órgão do aparelho excretor é o rim. Os rins localizam-se no abdome e exercem a importância do aparelho urinário, constituindo a urina.
MARIANA/ Dany: E ai pessoal a conversa de hoje foi bem proveitosa, aprendemos muita coisa. Espero que vocês tenham gostado e aprendido muita coisa.
TODOS: Beijos e até outro dia

Curiosidades sobre o Coração


O coração bate setenta vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto. Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole. Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.